era-digital3

Você está pronto para a Era Digital?

A web transformou para sempre o modo como produzimos e consumimos informação. É um caminho em volta. Estamos em plena Era Digital e a comunicação multiplataforma deixou de ser uma mera tendência para se tornar o único caminho a seguir. 

Hoje em dia além de consumidores ávidos por novas informações o tempo todo, somos também produtores e difusores de conteúdo multiplataforma que nada mais é do que se comunicar em várias mídias – sites, blogs, Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, Google+ – em diferentes devices ou equipamentos como desktops, tablets, notebooks e celulares.

Com a popularização da internet a maneira como emitimos e recebemos informação mudou muito. De um tempo para cá, não assistimos mais televisão sentados no sofá da sala, com a família reunida em torno de um único programa. Na Era Digital, uma residência tem muitos aparelhos de TV, às vezes, mais TVs do que moradores! Os membros da família passaram a assistir televisão em quartos separados (cada um no seu quadrado) ou passaram a morar fora de casa, e a distração tornou-se um tanto solitária, pois não há mais com quem comentar. Com isso, passamos compartilhar, opiniões, dúvidas e comentários virtualmente com contatos das redes sociais, principalmente o Twitter e o Facebook, pelo celular, tablet.

O público ganhou poder e autoridade. Deixamos de ser meras testemunhas da história, espectadores passivos, para nos tornar consumidores e produtores de informação. Esse movimento fez com que a comunicação saísse das mãos dos veículos de mídia e passasse a ser feita por qualquer pessoa, em qualquer plataforma.

As novas tecnologias nos trouxeram esse poder de escolha. Temos a oportunidade de ver o que quisermos a hora que quisermos no desktop, no tablet ou no celular. As velhas mídias como rádio, TV, jornal e revistas perderam sua hegemonia.

“A internet trouxe a democratização da comunicação e o acesso livre à informação. ” 

Visibilidade e engajamento

A comunicação multiplataforma dá trabalho, mas se for feita uma boa gestão os resultados são garantidos. Desde que feita com estratégia, a comunicação gera negócios, visibilidade e engajamento. Para alcançar bons resultados é preciso comunicar de forma eficiente definindo e focando no público-alvo; trocando page views por conversão e engajamento do público.

Fique por dentro 😉

Taxa de conversão é a relação entre o número de visitas ao seu site, blog ou mídia social e o número de compras que estas visitas realizaram. Imagine que seu site tenha 100 visitas em um dia, e 3 vendas, a taxa de conversão será de 3%, ou seja, 3% dos visitantes do seu site efetivaram compras. Assim, se você identificar que a taxa de conversão média do seu site é de 3%, você poderá projetar o número de visitas necessários para atingir sua meta de vendas.

Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem.

Apostando alto no relacionamento

As redes sociais são um espaço aberto e propício às manifestações, interações e respostas muito rápidas. Elas influenciam o comportamento do público, conectam pessoas em larga escala, e viralizam informações de forma amplificada.

Antes de criar uma página, site, blog ou perfil é preciso ter em mente que estamos abrindo uma porta para um canal de relacionamento que precisa ser cultivado com regularidade; alimentado com conteúdo relevante e linguagem adequada. É preciso postar conteúdo que desperte a atenção do seu público para que ele fique mais tempo navegando nas suas mídias. Lembre-se que, para abandoná-lo, basta um clique!

O relacionamento nas mídias diz muito sobre uma empresa ou marca; o que ela faz, quais são seus pontos fortes e também os fracos. As mídias digitais são uma ótima oportunidade de criar um longo e fiel relacionamento com o público e contribuir para criar ou consolidar a reputação, e a imagem de um profissional, empresa ou marca além de ser um eficiente canal de vendas e negócios.

Por isso, tome cuidado com a produção dos conteúdos e invista em um bom planejamento estratégico antes de se lançar no mundo digital.

13 insights para ter sucesso nas mídias digitais:

1.    Você conhece seu público? O primeiro passo para emplacar nas mídias digitais é conhecer profundamente seu público, seu comportamento e seus desejos

2.    Esteja sempre presente. Poste informação relevante com regularidade. Crie editorias, pautas e colunas com entrevistas.

3.    Organize-se! Faça um bom planejamento de comunicação com objetivos e metas bem claras ligadas ao negócio e respeitando as peculiaridades de cada mídia. Faça cronogramas mensais e cuide para distribuir as postagens de forma equilibrada ao longo das semanas sem cair na overdose de conteúdo nem ficar muito tempo sem se comunicar com seu público

4.    Personalize! Adote uma linguagem própria de se comunicar próxima do seu público

5.    Estabeleça a mesma identidade que já utiliza no “mundo off-line”. É preciso ter coerência. Você é conservador? Ok! Então, siga essa mesma linguagem na web.

6.    Tenha em mente que o trabalho de produção de conteúdo relevante é contínuo, requer dedicação e atualização constante, tanto da forma quanto do conteúdo

7.    Desperte a atenção do internauta. Ofereça conteúdo sobre o que a sua empresa faz e também sobre o universo ao qual ela pertence

8.    Faça benchmark. Estude como seus concorrentes usam as mídias digitais e analise os cases de sucesso da rede. É vital estar sempre atento às novas tendências e atualizações da sua área de atuação

9.    Dê valor à opinião do público! Proponha enquetes sobre assuntos do momento e provoque seu público para interagir com você. Se possível abra espaço para que postem fotos, marquem você e sua empresa. Ações simples como essa aparecerão nas mídias de outras pessoas e de seus clientes e poderá tornar-se viral

10. Sempre dê opiniões e se posicione. Não fique em cima do muro

11. Compartilhe informações de outras páginas, notícias publicadas pela imprensa, livros que está lendo ou pensamentos de personalidades de destaque na sua área de atuação

12. Várias plataformas de redes sociais oferecem a possibilidade de fazer publicidade direcionada. Aproveite! Publicidade direcionada segmentando o público por local, idade, sexo, interesses, etc. Atingindo nichos específicos sua comunicação torna-se muito mais eficaz

13. Esteja preparado para receber críticas. Esse canal também funciona como SAC e é preciso responder rapidamente, com jogo de cintura, as críticas e reclamações de forma profissional. Aceite as críticas. Elas são um excelente termômetro para medir a aceitação da sua empresa pelo público

Sua comunicação é eficiente e você está alcançando os resultados esperados?

Para ter uma visão clara se os objetivos estão sendo alcançados precisamos investir nos relatórios de resultados quantitativos e qualitativos. Esse trabalho minucioso de gestão só tem sentindo se você puder medir a eficiência da sua comunicação. Analise seus posts, excluindo do próximo cronograma aqueles com baixo retorno e investindo naqueles que tiveram sucesso. Estude atentamente as estatísticas fornecidas por cada uma das plataformas para otimizar seus resultados. Veja com atenção os horários que os fãs que estão online, taxa de envolvimento dos posts, evolução do número de curtidores e, principalmente, o engajamento que cada publicação conseguiu.

Lembre-se que o mundo digital é vivo e se movimenta rapidamente

É uma poderosa ferramenta para criar e cultivar relacionamentos, alavancar negócios e criar reputação. Por isso estamos o tempo todo promovendo uma ação, medindo seus resultados e traçando novas rotas, sempre de acordo com as respostas do seu público.

E você, está preparado para entrar de cabeça na Era Digital? 

Sobre a autora: 

Catarina de Melo Pierangeli – Jornalista apaixonada pela comunicação Ajudando empresas e profissionais a conquistarem visibilidade.

Pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais com forte experiência em Comunicação Corporativa. Consultora, professora, ghost writerLinkedin heavy user. Atualmente atua como diretora executiva na dmelo comunicação onde atende clientes on e offline. Pesquisadora atuante da Comunicação Digital Multiplataforma e produtora profissional de conteúdo para diversas empresas e canais. É colunista regular do Linkedin Pulse e do portal de Marketing Digital Superstorm, entre outros. [Praticante da Comunicação Humanizada]

Contato: catarina@dmelocomunicacao.com.br

Gostou do artigo e acha que ele pode ajudar outras pessoas? Então curta, comente e compartilhe com sua rede de amigos 😉

Esse artigo foi publicado originalmente no meu canal Pulse, no Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *